VOCÊ QUER SABER SEU FUTURO?...

Tenho todas as razões da vida para saber que Deus é bom e que a Sua misericórdia dura para sempre!

Quanto mais discirno e observo os modos de Deus na Natureza que Ele criou — nos milhões ou bilhões de tudo..., de todas as chances..., de todas as variáveis...; da Sua paciência com os tempos do acaso...; com Sua liberdade para a vida ser, tentar, alternar, mudar...; e, sobretudo, ao ver Seu amor dando liberdade a todas as criaturas na busca de adaptações... — mais vejo que Ele é bom e que sua misericórdia de fato dura para sempre!

Na realidade a Sutiliza Imperceptível de Deus é Sua maior Grandeza!

Sim, pois Ele faz todas as coisas enquanto deixa todas as coisas encontrarem o seu próprio caminho, em meio a trilhões de variáveis, as quais nenhum de nós discerne, mas que se apresentam todos os dias a nós e a todas as demais criaturas.

Sim, Ele deixa todas as coisas encontrarem o seu próprio caminho enquanto não abandona a nenhuma delas...

Penso nisso e me recordo de como nada pode ser visto antes da hora...

Sim, pois quem pode adivinhar as variáveis de um existir?...

Ora, quando olho para trás e vejo todas as coisas que poderiam ter posto minha vida em outras direções, percebo como a sabedoria de Deus opera no “acaso”...

“Acaso, é o caso de Deus”, escrevi tempos atrás aqui no site...

Sim, Deus trabalha na espontaneidade impensável, a qual, para nós, é descrita como “acaso”...

Nós, no entanto, queremos saber o futuro... Pelo menos é o que pensamos...

Queremos?...

Sinceramente eu não quero saber de nada...

Mas há quem queira... Há quem morra para saber... E há quem mate para saber...

A vida, toda-via, é pura surpresa...

Que existência horrível seria aquela na qual eu pudesse saber tudo o que me aconteceria!...

Seria uma existência sem graça e completamente ansiosa...

E mais: seria a existência mais sem amor possível, posto que o amor seja de Deus, e Deus ama e cria na paciência das surpresas...; do acaso...

Na realidade o que sinto é que, à semelhança dos modos de Deus na Natureza, Ele trabalha no “acaso” também na minha vida...

Sim, olho para trás e vejo que uma esquina a mais..., um minuto a menos..., uma campainha de ônibus depois..., uma gripe..., um sonho..., um atraso..., um adiantamento de tempo..., qualquer coisa... — sim, vejo que tudo poderia ter mudado tudo, e nada do que é seria...

Tudo seguiu o curso de minhas decisões..., quase tudo..., ao mesmo tempo em que, de um modo ou de outro, pelo “acaso”, minha vida era e é guiada pelo vento soberano...

Sim, pois a vida é surpresa...

Surpresa em tudo, exceto naquilo em que a Sabedoria já avisa de antemão para que se não faça para que se não morra!...

No mais tudo é surpresa...

Surpresa do bom que vira mal...; do mal que vira bem...; do nada que se torna tudo...; do coisa alguma que se transforma em essencial...; e, sobretudo, surpresa ao ver que por todos os meios, todas as coisas cooperam para o bem de quem ama a Deus e vive em amor!

É por isto que não quero saber de nada...

Aprendi que meu saber antecipado ou supostamente antecipado somente trabalha contra o sentido das coisas...

Se eu tivesse sabido de tudo ou boa parte do que me aconteceu na existência até aqui, certamente teria lutado contra tudo o que não me parecesse bom, e contra tudo o que fizesse doer, e, assim, não teria chegado aqui neste lugar interior de paz e tranqüilidade; o qual, de outro modo, não vejo como pudesse ter me alcançado...

A Sabedoria que a Palavra de Deus nos apresenta não é um guia contra dores no futuro, mas apenas um guia para que se viva qualquer coisa com a melhor atitude!

Mas quase ninguém quer Sabedoria; pois, todos querem Profecia...

Sabedoria não; sabedoria é careta...

Profecia sim; Profecia é poder...

A vida, porém, nos ensina que Profecia sem Sabedoria é catástrofe; posto que a grande profecia é saber viver com sabedoria...

Você quer saber o futuro?...

Não perca seu tempo...

Antes aprenda a sabedoria que faz da vida uma profecia de coisas boas, mesmo quando a calamidade ou o “mal” nos atingem...

Por isto o Dia de Deus é Hoje; e nunca amanhã...

Entendeu?...

Caio Fábio D´Araújo Filho – é Psicanalista Clínico, escritor e pregador do Evangelho da Graça de Jesus.