Mais de 3,5 Milhões de Acessos no YouTube
"O jardineiro é Jesus. E as arveres somos nozes" vira CD
José Maria Queiroz, a voz por trás do vídeo que se tornou um hit na internet, lança um álbum com a oração. "Eu vi Jesus e ele me pediu para ser cantor"
O JARDINEIRO DE JESUS –  É do baiano José Maria Queiroz a voz do vídeo que virou hit na internet
Quando a gravação conhecida como “O Jardineiro é Jesus” virou hit na internet, em 2006, muita gente achou que se tratava de uma armação. A voz de uma pessoa com problemas de dicção tentando articular a simples frase ‘o jardineiro é Jesus e as árvores somos nós’ arrancou boas risadas de quem assistiu ao vídeo.

A voz em questão é do empresário baiano José Maria Queiroz, hoje com 45 anos, que, na ocasião, pretendia lançar seu primeiro CD de música gospel. Sem talento algum para a música, seus erros no estúdio acabaram sendo editados pelo seu antigo produtor e jogados à sua revelia no YouTube. Além de ultrapassar os 3 milhões de acessos, o vídeo ganhou um prêmio da MTV como melhor hit da internet de 2008.

José Maria afirma que a ideia de gravar a oração foi inspirada por Jesus. Desde pequeno, o empresário tinha visões religiosas, e o chamado lhe pareceu mais forte em 2004, quando começou a produzir seu primeiro CD. "Eu tinha me separado da minha mulher, estava numa fase de namorador e Jesus veio me trazer essa luz”, conta. “Ele me apareceu em um bonito jardim - onde ele é o jardineiro e as árvores somos nós - e me pediu para cantar e escrever músicas com suas mensagens”, afirma.

O empresário conta que Jesus mostrou-lhe guerra, maremotos, fome, desgraças. “Disse a Jesus: 'Vamos salvar todos!' Mas Ele me dizia que eu não podia e que eu ainda seria muito humilhado na vida até acreditarem em mim”, diz. Mesmo nunca tendo cantado na vida, José Maria resolver seguir o chamado e procurou um estúdio de música em Itapetininga, no interior de São Paulo, para onde se mudou nos anos 90. “Cheguei e disse que, quando eu cantasse a minha frase, o mundo a repetiria”, conta. “Todos riram da minha cara, mas, como ofereci um bom cachê, eles toparam fazer o CD”, diz.

Mesmo com todo o esforço, José Maria não conseguiu cantar. Resolveu chamar um amigo para colocar a voz no CD. Ficou resolvido que ele só faria algumas faixas com a narração de suas orações. Na edição final, nem isso foi respeitado. “O produtor me disse que não iria lançar um CD com erros de português”. Foi com essas sobras de estúdio que o ex-produtor do CD fez o vídeo que bombou na web.

José Maria disse que, quando o vídeo estourou no YouTube, ficou chateado. Seu telefone não parava de tocar e a reprovação veio até por parte de seus filhos, que acharam que o pai estava fazendo papel de ridículo. “Mas, de repente, eu disse: 'espera aí'. Se Deus quis dessa maneira, assim será”. A profecia havia se cumprido. O ‘mundo’ - ou pelo menos os mais de três milhões de internautas que acessaram o vídeo - estavam repetindo ‘o jardineiro é Jesus e as 'arveres' somos nozes”. “Mesmo dando risada, todo mundo conheceu a Jesus”, diz.

Passado o sucesso da internet, José Maria disse que Jesus continuou insistindo para que ele cantasse. Ele gravou um segundo CD que foi distribuído apenas para alguns amigos e, neste mês, lança seu terceiro trabalho, com a versão, enfim musicada, de “Jesus é o jardineiro”. “Pedi para que Deus abrisse minha voz”, diz José Maria, que recorreu a um novo produtor para gravar a canção inspirada na oração que tentava proferir em seu primeiro CD. Precavido, ele mesmo já tratou de divulgar o clipe no YouTube. E desta vez, é claro, ele não comete os erros de português que tornaram a primeira versão um grande sucesso na net.

Apesar da ajuda divina, o novo produtor de José Maria, Renato Scudeler, diz que a gravação do terceiro CD não foi nada fácil. “O Zé não tem métrica e muito menos afinação para cantar”, afirma. Segundo Scudeler, foi preciso trabalhar duro dentro do estúdio para que se chegasse a um resultado satisfatório. O produtor também atesta a seriedade com que José Maria encara a missão de evangelizar através de suas canções. “Ele não quer ser um novo Tiririca”, diz.

Apesar da promessa de um novo sucesso, José Maria diz que o objetivo de seus trabalhos é outro. “ Meus CDs não são para ganhar dinheiro. Fiz para divulgar a palavra de Deus e anunciar que ele está voltando”, diz. Feliz com a missão cumprida, José Maria pretende distribuir as faixas gratuitamente em seu site e já pensa no quarto álbum. José Maria não sabe por que Jesus lhe escolheu, mas se diz feliz com a missão de evangelizador e diz que determinação é a chave de tudo. “O nosso mal é desistir na primeira dificuldade. É preciso perseverar!”.


 Quem é José Maria Queiroz 
TRABALHO DURO - José Maria precisou se esforçar para cantar certo em seu novo CD
A história de José Maria é, no mínimo, curiosa. Ele nasceu no município de Belo Campo, cidade próxima a Vitória da Conquista, na Bahia. De família humilde, migrou para São Paulo aos 17 anos, em busca de uma vida melhor do que a que tinha na roça.

Quando chegou à capital paulista, nunca tinha visto uma televisão na vida. Ao entrar na casa de uma tia que já morava na cidade, deparou-se com o apresentador Silvio Santos na TV. “Fiquei assustado como um homem poderia caber dentro de uma ‘caixa’ daquele tamanho”, lembra. Quando a tia contou a história do apresentador, que havia sido camelô antes de se tornar empresário, ele pensou que também poderia vencer na vida.

Começou como servente de pedreiro e, em três meses, virou pedreiro e depois encarregado. Depois de um ano retornou à Bahia e, quando voltou para São Paulo novamente, decidiu abrir sua própria empresa. Ofereceu-se para o próprio ex-patrão para ser seu empreiteiro. Deu certo. “Trabalhava dia e noite, juntava meu dinheiro. Meu primeiro empregado era eu mesmo”, conta. “Todo mundo me chamava de louco. Diziam que eu havia chegado outro dia da Bahia e que não seria fácil dar certo em São Paulo”.

Apesar dos incrédulos, os negócios de Zé Maria prosperaram. Ele se tornou um grande construtor e virou fazendeiro na região de Itapetininga, no interior de São Paulo. Casou-se, fechou a construtora e passou a administrar seus negócios na zona rural. E foi em Itapetininga que sua carreira como “cantor” começou. "Atendi a um pedido de Jesus", diz o empresário.

Assista ao vídeo que virou hit na internet:

 http://www.youtube.com/watch?v=JqIeVYIUKxk&feature=player_embedded

Assista ao clipe oficial da música O jardineiro é Jesus

http://www.youtube.com/watch?v=BeTSIaiUwaE&feature=player_embedded

A VeRdAdEiRa HiStÓrIa

3,5 Milhões de Acessos no YouTube 

A voz que bombou na internet no hit ´O jardineiro é Jesus´ é do empresário José Maria Queiroz, um baiano radicado em São Paulo.


Zé Maria deixou a Bahia na juventude para ser servente de pedreiro em São Paulo. Tornou-se construtor e fez fortuna na capital. Fazendeiro na região de Itapetininga, interior do Estado, procurou uma produtora local para gravar um CD com músicas de louvor a Jesus.
Com sua dicção atrapalhada, Zé Maria foi reprovado nos primeiros testes. Mas não desistiu. Como dizia Euclides da Cunha, o sertanejo antes de tudo é um bravo! Zé Maria então convenceu os produtores a deixá-lo, ao menos, narrar trechos de uma oração num CD que contaria com a voz de um amigo.
Foi em meio às tentativas de fazer Zé Maria declamar uma prece é que surgiu a animação que virou hit na web. Os desenhos de árvores e nozes são de Gabriela Nunes, autora do vídeo e quem projetou Zé de Itapetininga para o mundo!
No começo, parece que Zé Maria ficou um pouco chateado por seus tropeços fonéticos virarem piada. Mas com o sucesso do vídeo deixou as queixas de lado.
Conversei por telefone com Renato Scudeler, o videomaker responsável por gravar sete novos vídeos com a estrela de ´O jardineiro é Jesus´. "O Zé Maria tem uma história fantástica de vida e quer usar a internet para divulgar a palavra de Jesus. Ele não quer ficar conhecido só pelo vídeo no YouTube. Não quer ser um novo Tiririca", diz Scudeler.
O projeto de Zé Maria agora é encher de vídeos de louvor um site próprio, criado para divulgar seu amor por Deus e seu talento para a notoriedade.
Reveja o video original que deixou Zé Maria famoso na net


Zé Maria e as Árveres Somos Nozes na Revista de Sabado, TV Tem Afiliada Rede Globo